SINDICATO DOS REVENDEDORES DE COMBUSTIVEIS DO ESTADO DO TOCANTINS
Nossos telefones: (63) 3215-5737
Você esta em » Home » Imprensa » Últimas Notícias

Notícias

30/07/2020 Sindicato

Sindiposto-TO apoia ação que distribui preservativos nos postos de combustíveis do Estado

O Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Estado do Tocantins (Sindiposto-TO) apoia a iniciativa da Secretaria Estadual da Saúde (SES) que realizará nos postos de combustíveis do Estado ações para evitar as doenças sexualmente transmissíveis.

O projeto será apresentado no dia 19 do próximo mês, a partir das 9h, em uma webconferência. A iniciativa apresentará o Projeto de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) com ênfase na população chave de caminhoneiros e profissionais do sexo, nos postos de combustíveis às margens da BR-153 do Tocantins.

Conforme a SES, o objetivo do projeto é aumentar o acesso da população chave prioritária aos meios de prevenção. Ainda segundo a secretaria, o Estado apresentou nos últimos anos aumento significativo das IST’s.

O Governo ainda frisa que serão distribuídos preservativos masculinos de 52 mm, que deverão estar disponíveis nos banheiros masculinos e femininos dos postos de combustíveis contemplados com o projeto. “Acreditamos que a ação é de extrema importância para esse grupo vulnerável e nós, com certeza, apoiamos a iniciativa que, sem sombra de dúvidas, contribuirá para a redução dos casos, com cidadãos mais saudáveis em nosso Tocantins”, aponta o presidente do Sindiposto-TO, Wilber Silvano.

Testes rápidos

O presidente ainda destaca que a  campanha também aproveita para divulgar a acessibilidade aos testes rápidos na rede pública de saúde. No exame, que pode ser realizado nas Unidades de Saúde da Família (USFs) das cidades, é possível ter o diagnóstico, em até 30 minutos, do HIV, sífilis e hepatites virais B e C.

Os testes rápidos estão disponíveis nas USFs da maioria dos municípios do Tocantins e nos Serviços de Assistência Especializada (SAE) de Araguaína, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Gurupi, além de ser possível também fazer o teste nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e no Núcleo de Assistência Henfil.

Dados

De acordo com dados da SES, até o ano passado, 3.095 pessoas estavam em tratamento do HIV/Aids no Tocantins, distribuídos nos Serviços de Assistência Especializada. Também em 2019, foram notificados 254 casos de HIV e 50 casos de Aids. Já em 2018, a pasta registrou 396 casos de HIV e 73 casos de Aids.

Comentários

Onde Estamos

Endereço Q. 303 Sul, Av. LO-09, Lote 21 - Palmas

Telefones (63) 3215-5737

E-mail sindiposto-to@sindiposto-to.com.br

Endereço: Q. 303 Sul, Av. LO-09, Lote 21 - Palmas - Telefone: (63) 3215-5737

Logo INFOSind