Você esta em
» Home »
Imprensa
» Últimas Notícias
Notícias
O Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Estado do Tocantins (Sindiposto-TO) informa que apesar do anúncio feito pela Petrobrás nesta terça-feira, 30, sobre a redução de 6,2% no preço da gasolina nas refinarias, a diminuição do preço nas bombas, não ocorre na mesma velocidade para as distribuidoras e para os postos, por consequência.
O reflexo da redução, que deverá acontecer, é um caminho longo que muitas vezes demora a chegar até os revendedores e consumidores.
Ressaltamos também que a decisão de reduzir o preço é das distribuidoras e também dos postos, afinal, o mercado é livre. Não existe preço fixo ou tabelamento.
Porém, devemos levar em consideração que o segmento está à mercê da política de preços definida pela Petrobrás, que por sua vez, determina o preço baseado, entre outros fatores, na cotação do dólar e no valor do barril de petróleo no mercado internacional.
A entidade frisa que é importante enfatizar que da refinaria até o consumidor final existe um longo processo que envolve vários fatores, entre outros, o transporte dos combustíveis, e também adição de etanol anidro, que
corresponde a 27% do produto vendido nos postos de abastecimento.
Não menos importante, vale ressaltar que esse produto é oriundo da cana de açúcar, que está no período de entressafra.
Todavia, o Sindicato esclarece que qualquer redução no valor do combustível é positiva, porque estimula o consumo e aquece a economia.
A entidade também aposta que este é o caminho para termos uma sociedade economicamente ativa e justa para o mercado e consumidor em geral.