Você esta em
» Home »
Imprensa
» Últimas Notícias
Notícias
25/01/2021
Dinheiro
Sindiposto-TO e sindicato laboral assinam Convenção Coletiva de Trabalho da categoria
O Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Estado (Sindiposto-TO) assinou nesta segunda-feira, 24, a Convenção Coletiva de Trabalho da Categoria junto ao Sindicato Laboral.
Após um longo e árduo período, em um esforço dos envolvidos, com concessões de ambas as partes, o Sindiposto-TO destaca que diante das dificuldades enfrentadas, especialmente nesse momento de pandemia e, com o objetivo de priorizar a manutenção dos postos de trabalho, houve acordo entre as duas partes.
A Convenção já foi registrada junto ao Ministério da Economia para todos os efeitos legais e a vigência do documento é de 01/03/2020 a 28/02/2022.
Segundo Wilber Silvano, presidente do Sindiposto-TO, a convenção engloba cerca de 4 mil trabalhadores em todo o Estado. Durante a discussão alguns pontos específicos foram abordados, mas conforme o presidente, o mais importante dele foi acordo para não haver retroativos a serem pagos.
"Houve um aumento do índice, IPCA/IBGE, mas não houveram retroativos a serem pagos, ou seja, não gerou passivo para as empresas. Esse talvez seja o ponto mais importante em relação a Convenção Coletiva para as empresas, devido as dificuldades enormes vividas por conta da COVID-19, com a queda de arrecadação, a diminuição das pessoas nas ruas. Tudo isso dificultou muito a manutenção das empresas", explica.
O acordo manteve as cláusulas sociais, que não tiveram alteração, e pela primeira vez, foi estendida a jornada 12/36h para todos os trabalhadores dos postos de combustíveis. Antes, apenas os funcionários que trabalhavam como caixas poderiam cumprir este horário.
De acordo com o presidente, com a assinatura da Convenção a expectativa é que a categoria tenha um período de mais tranquilidade. "Teremos praticamente o ano inteiro tudo estabelecido, sabemos quanto será o próximo reajuste, que também será na casa do INPC", finaliza o presidente.