SINDICATO DOS REVENDEDORES DE COMBUSTIVEIS DO ESTADO DO TOCANTINS
Nossos telefones: (63) 3215-5737
Você esta em » Home » Imprensa » Últimas Notícias

Notícias

03/09/2018 Sindicato

Casa cheia e importantes debates! Saiba como foi o XV Encontro Revendedores de Combustíveis no TO

Durante os dias 16 e 17 de agosto, o Tocantins sediou o XV Encontro dos Revendedores de Combustíveis e Conveniências da Região Norte. Com palestras direcionadas à inovação, tecnologia e mudanças no cenário econômico, Palmas se transformou em um palco multifuncional onde os participantes puderam conhecer e debater sobre as novas perspectivas de um dos principais setores impulsionadores da economia do país.

O evento, que integra o calendário oficial do setor, foi uma iniciativa do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Estado do Tocantins (Sindiposto-TO), em parceria com a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis). Além disso, o encontro foi uma oportunidade para realização de debates, propostas e troca de experiências. Esta é a segunda vez que o Tocantins sedia o evento. Na edição passada ele foi realizado em Manaus (AM).

Na abertura, o presidente do Sindiposto-TO, Wilber Silvano deu o tom do evento. Wilber ressaltou as diversas fases nos últimos anos que o mercado dos combustíveis vem passando. Segundo ele, em consequência dessas mudanças, houve o aumento da competitividade, regulação, fiscalização, concorrência e impostos, ao mesmo tempo em que houve também uma clara melhora na qualidade dos produtos e serviços que são entregues ao cliente.

Neste contexto, o presidente destacou o crescimento de postos cada vez mais completos que, além de oferecer ao consumidor somente combustíveis, também têm ampliado suas atividades criando uma rede completa de serviços com lojas de conveniência, farmácias, restaurantes, lavanderias, lotéricas, casas de peças, lanchonetes, e outros. “A evolução tecnológica e o advento das redes sociais imprimiram uma velocidade muito intensa no cenário econômico e político no Brasil nos últimos anos. Foram mudanças que tiveram um grande impacto nos nossos negócios”, completou.

Durante o encontro Wilber também pontuou a importância da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes durante a greve dos caminhoneiros que aconteceu no primeiro semestre de 2018. Segundo ele, a entidade exerceu um papel inquestionável nas rodadas de negociações e nos acordos firmados durante a paralisação. 

Já o presidente da Fecombustíveis, Paulo Miranda Soares, ressaltou durante sua fala, as dificuldades que os empresários do setor encontram em todo o país. Na visão do representante, há entraves devido à burocracia e os altos impostos que penalizam quem investe no segmento.

Paulo também destacou a importância e o papel fundamental dos sindicatos no atual cenário nacional, como entidades com força e credibilidade que poderão lutar pelas demandas da categoria.

"Quem não tiver articulação política não vai conseguir sobreviver. Os sindicatos precisam ser fortes. Não para fazer reserva de mercado, porque não temos medo da concorrência, somos a favor da livre iniciativa. Mas muitos só procuram os sindicatos quando tem algum problema. Por isso eu digo, venham para dentro do sindicato”, completou.

O presidente também aproveitou a oportunidade e fez um convite para que os empresários do setor ajudem a fortalecer os sindicatos no país. “Quanto mais evoluída e forte esta entidade for, mas vamos conseguir trabalhar para a categoria. Filiem-se! Façam do Sindicato de vocês uma entidade forte, para não se arrependerem no futuro e para que consigamos manter o nosso negócio ativo, lucrativo e que a gente continuem defendendo os legítimos interesses da categoria", frisou.
 
Palestras
Ainda na abertura do evento, os participantes puderam contar com a palestra 'A Conjuntura Política e as Suas Implicações na Economia', ministrada pelo conceituado jornalista Gerson Camarotti. 

Na ocasião, o comunicador, que foi repórter da revista Veja e um dos fundadores do programa 'Globo News em Pauta', fez uma análise sobre o mercado atual, bem como os cenários econômicos nacionais e internacionais.

Camarrotti também comentou sobre as eleições presidenciais deste ano que, em sua visão, ainda apresentam uma pulverização de candidaturas e um cenário ainda sem definição. “Agora que o brasileiro está começando a prestar atenção, agora que o brasileiro começar a pensar sobre o voto. Essa eleição é importante porque o Brasil hoje não tem mais gordura para queimar. O Brasil está vivendo déficit em cima de déficit. Temos um rombo previsto nas contas públicas de 139 bilhões. É preciso prestar atenção nessas propostas e ver exatamente se o discurso do candidato adequa à realidade do país. Esse será o maior desafio do eleitor”, colocou. Em seguida, o jornalista abriu o microfone para um debate com o público presente.

Debates
O segundo dia de evento começou com a palestra do ex-ministro do ex-ministro da Fazenda, o economista e atual colunista da revista Veja, Maílson da Nóbrega. Com o tema 'Cenário Econômico Brasileiro', o palestrante também comentou o cenário político e as eleições de outubro. 

Para Maílson o presidente eleito precisa realizar o rigoroso ajuste fiscal. Na opinião do ex-ministro, ganhar eleição não é suficiente e governar é tão ou mais difícil quanto eleger-se. 

Ainda durante a manhã o advogado da Fecombustível Klaiston Soares de Miranda Ferreira falou sobre a Reforma Trabalhista e as principais mudanças na lei, que foi alterada recentemente no Congresso Nacional. A palestra se tornou um bate papo e o advogado abriu o microfone para o público participar com perguntas.

No período da tarde o encontro trouxe um painel a respeito da fiscalização no setor de combustíveis. O momento contou com a presença de representantes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Ministério Público Estadual (MPE), Ministério do Trabalho e Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O assunto ganhou divergências entre os presentes, com um debate rico de ideias e informações a respeito da política de fiscalização.

O superintendente regional do Trabalho e Emprego no Tocantins, Celso Cezar da Cruz Amaral Jesus, acredita que esse tipo de iniciativa realizada pelo Sindiposto-TO e Fecombustíveis é inteiramente produtiva porque aproxima os órgãos públicos, através de seus agentes, à inciativa privada, bem como também da população. 

"Essa distância, às vezes é muito grande quando não há o diálogo. Contudo, encontros como este possibilitam que o Estado coloque em termos claros como as questões são desenvolvidas. Às vezes um simples esclarecimento resolve várias questões”, enfatizou.

Após o painel, o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) abordou o 'Movimento Combustível Legal'. A iniciativa defende e apoia ações de combate às atividades anticonrreciais e fraudulentas como sonegação, inadimplência de tributos e fraudes nas bombas.

O encontro foi encerrado com a palestra 'O Mundo muda... A palestra muda', proferida pela doutor em comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e um dos criadores da marca Claro no Brasil, o jornalista Dado Schneider.
 
Com uma visão curiosa sobre como se manter atualizado no século XXI em meio a tantas mudanças tecnológicas e o domínio da geração Y no mercado, o especialista abordou de forma bastante séria, e ao mesmo tempo descontraída, a importância de estar inteirado diante das novidades vindas da internet, a rapidez que as notícias se propagam e a inovação que deve estar presente na vida de qualquer ser humano.

“Quem gosta de uma vida mais cheia de desafios tem que se arriscar e buscar algo para fazer. A minha geração trabalha o tempo todo para ser feliz só quando se aposentar, eu não. Eu tive uma trajetória em espiral. Troquei muito de trabalho, mudei muito de cidade e sempre ouvia ‘quando é que você vai se aquietar. Quando você vai entrar no trilho?’ E eu dizia: olha, eu não vou fazer isso. Só que paguei um preço muito alto por fazer isso há 30 anos, hoje as coisas estão mais fáceis e o mundo está pronto para as mudanças”, finalizou.
 
Feira
 O evento, que teve a participação de mais de 400 pessoas, entre empresários e revendedores, contou também com uma feira que serviu de vitrine para as empresas fornecedoras do segmento de combustíveis. 

Paralelamente à programação, estavam presentes os principais parceiros comerciais da revenda desses produtos, além do público, que teve a oportunidade de conferir serviços e tecnologias. “A feira foi um sucesso, assim como todo evento. Não tenho dúvidas que tudo que vivemos nesses dois dias incentivarão novos negócios, ampliações e desenvolvimento do setor não somente no Tocantins, mas em toda região norte”, apostou o presidente do Sindiposto-TO.

 

Comentários

Onde Estamos

Endereço Q. 303 Sul, Av. LO-09, Lote 21 - Palmas

Telefones (63) 3215-5737

E-mail sindiposto-to@sindiposto-to.com.br

Endereço: Q. 303 Sul, Av. LO-09, Lote 21 - Palmas - Telefone: (63) 3215-5737

Logo Infosind