SINDICATO DOS REVENDEDORES DE COMBUSTIVEIS DO ESTADO DO TOCANTINS
Nossos telefones: (63) 3215-5737
Você esta em » Home » Imprensa » Últimas Notícias

Notícias

03/02/2020 Sindicato

ANP: nova gasolina está em curso para melhorar desempenho dos motores

A ANP – Agência Nacional do Petróleo – aprovou em janeiro uma resolução que elevará a qualidade da gasolina comercializada no país. O objetivo é tornar o produto mais eficiente e beneficiar o consumidor.

Em substituição à Resolução Nº40 da ANP, de 2013, a nova determinação estabelecerá as especificações e as obrigações para a produção da gasolina vendida no Brasil, a fim de se elevar a qualidade do combustível.
Para isso, a ANP vai revisar os protocolos de qualidade da gasolina no mercado nacional, apontou três pontos que deverão ser aprimorados para que o combustível seja mais eficiente, tornando os motores mais econômicos e limpos.

Exatamente nesses quesitos, o primeiro ponto a ser abordado será o estabelecimento de um valor mínimo de massa específica da gasolina, para que a mesma tenha mais energia, resultando assim em um consumo menor.

O segundo é a destilação da gasolina, referente ao T50, que é o percentual de temperatura de destilação da gasolina, sendo nesse caso de 50%. De acordo com a ANP, essa alteração melhorará “desempenho do motor, dirigibilidade e aquecimento do motor.”

No terceiro ponto, é interessante notar que, embora o Brasil tenha a gasolina de maior octanagem do mundo, sendo a Podium da Petrobrás e a Octapro da Ipiranga, mas não existe um limite para isso. Diferente de regiões como a Europa, a gasolina aqui não é identificada pela octanagem.

Para impor um limite, a ANP criou a nova resolução, que limitará a octanagem RON. No Brasil, apenas a MON era especificada, assim como o índice de octanas (IAD), uma média entre as duas. Com essa regularização, a agência federal entende que os motores mais modernos serão beneficiados, assim como resultará em uma gasolina de maior desempenho.

Pelo indicado na proposta da ANP, o que pode sair desse último ponto é uma gasolina comum com octanagem maior que a atual. No Brasil, as gasolinas comum e aditivada possuem 91 octanas RON, enquanto as premium possuem 95 octanas RON. Podium e Octrapro possuem 102 octanas RON (96 no IAD).

Até chegar às bombas, a gasolina melhorada ainda terá seus parâmetros de qualidade estabelecidos pela ANP e haverá um período para que as refinarias possam implementar as mudanças necessárias, visando obter um produto melhor. Contudo, isso não deve demorar muito, já que a agência indica que ela atenderá o Proconve L7, que se inicia em 2022.
.

Comentários

Onde Estamos

Endereço Q. 303 Sul, Av. LO-09, Lote 21 - Palmas

Telefones (63) 3215-5737

E-mail sindiposto-to@sindiposto-to.com.br

Endereço: Q. 303 Sul, Av. LO-09, Lote 21 - Palmas - Telefone: (63) 3215-5737

Logo INFOSind